Ajuda & FAQ

Consulte e retire todas suas dúvidas sobre o Sistema Triciclo e sobre a Retorna Machine

O QUE É O PROGRAMA TRICICLO DE FIDELIDADE E RECOMPENSAS?

O Programa Triciclo é um sistema de fidelidade e recompensas, que converte embalagens pós consumo e materiais recicláveis em Tricoins (Pontos Triciclo), que podem ser trocados/convertidos em diversos produtos e serviços. Para participar, basta o interessado se cadastrar em nosso Programa criando uma conta digital triciclo. Essa conta poderá ser criada através do nosso site (cliente.triciclo.eco.br) ou através do aplicativo Triciclo disponível para iOS e Android nas lojas de aplicativos.

Para mais detalhes, consulte o Regulamento do Programa Triciclo, disponível no rodapé deste site na área “Regulamento”.

QUAIS OS MODELOS DE NEGÓCIO DA TRICICLO?

A Triciclo explora seus ecopontos como um mobiliário urbano (mídia out of home), realizando campanhas de mídia, de trademarketing, e de endomarketing. Com um moderno sistema de coleta de dados e monitoramento real time, fornece informações de market-share local e para CRM. Também realiza toda logística reversa de materiais recicláveis, promovendo a economia circular, e atendendo legislação federal, estadual e municipal, bem como acordos setoriais e outras regulamentações legais, com a emissão de certificados ambientais.

Para mais informações, acesse: “Para Empresas” -> “Modelos de Negócio” neste site.

QUERO ME TORNAR PARCEIRO DE BENEFÍCIO, O QUE FAZER?

Entre em contato com nossa Central de Relacionamento Triciclo pelos canais de atendimento abaixo e passe mais informações:

  • Whatsapp: (11) 3429-5050
  • E-mail: contato.triciclo@ambipar.com
  • Telefone: 0800 880 9999
QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DISPONÍVEIS NO PROGRAMA TRICICLO DE FIDELIDADE E RECOMPENSAS?

Consulte o nosso catálogo de benefícios disponíveis em nosso site na área “Programa Triciclo -> Benefícios”, e pelo nosso aplicativo mobile “Triciclo”, disponível nas lojas de aplicativos, na barra de navegação, na aba “Troca de Tricoins”

O QUE É A RETORNA MACHINE?

A Retorna Machine é uma máquina de venda reserva, explorada como um canal de mídia out of home, destinada a coletar embalagens pós consumo em geral, de alumínio, plástico (PET, PP e PE), aço, longa vida e vidro, gerando pontos Triciclo e/ ou vouchers, que posteriormente podem ser trocados por benefícios.

Para acessar os locais de instalação das Retorna Machines, consulte a seção “Onde Reciclar” neste site.

Para mais informações acesse a seção “Para Empresas” > “Modelos de Negócio“.

COMO RECICLAR NA RETORNA MACHINE?

Após a criação de sua conta Triciclo pelo aplicativo disponível para iOS e Android nas App Store, ou pelo nosso site na área “Cadastre-se”, reúna suas embalagens pós consumo vazias e dirija-se á Retorna Machine mais próxima de você para realizar o descarte. Consulte o endereço de todas as nossas máquinas através do mapa presente na tela inicial do aplicativo Triciclo ou através do nosso site “Onde Reciclar“.

Lembrando que é necessário que as embalagens estejam com o código de barras legível, sem rasuras e não estejam amassadas, para que a máquina identifique através do código de barras qual é o tipo de material que está sendo depositado e realizar a pontuação correspondente.

Atenção: ao inserir a embalagem pós consumo, o código de barras deve estar voltado para cima ao atravessar a porta de coleta.

COMO EU CRIO UMA CONTA TRICICLO?

Você pode se cadastrar no Programa Triciclo de Fidelidade e Recompensas:

a) Pela Retorna Machine ou pela Recicla Pharma, clicando no campo “Criar Conta”.

b) Pelo nosso site (www.retornamachine.eco.br), na área “Cadastre-se”.

c) Pelo nosso aplicativo “Triciclo” para smartphones e tablets, disponível nas lojas de aplicativos App Store e Google Play.

Em todos os casos, será necessário inserir email de cadastro, definir um nome de usuário (username), informar seu CPF ou CNPJ (no caso de Pessoa Jurídica), definir a senha de acesso e aceitar os termos do Regulamento e da Política de Privacidade do Programa Triciclo.

POSSO TER MAIS DE UMA CONTA TRICICLO?

Cada Usuário poderá ter somente um único cadastro no Programa Triciclo, resultando em apenas uma conta triciclo por email e CPF/CNPJ. Caso seja constatada a existência de dois ou mais cadastros ou contas para um mesmo Usuário, prevalecerá apenas um deles, a ser definido a exclusivo critério da Triciclo.

A Triciclo se reserva o direito de excluir o Usuário da sua rede e de cancelar sua Pontuação, independentemente de serem tomadas as medidas judiciais cabíveis, no momento em que tiver conhecimento da conduta ilegal ou contrária ao disposto no Regulamento do Programa Triciclo, falsidade ou de má-fé empregadas pelo Usuário na utilização ou obtenção dos benefícios da rede, podendo impedir seu posterior regresso, sem quaisquer ressarcimentos.

TENTEI FINALIZAR O CADASTRO, PORÉM DEU ERRO, O QUE FAZER?

Cerifique-se que todos os campos estão preenchidos corretamente, sem espaços no início ou fim e verifique sua conexão com a internet.

Realizei as verificações acima, porém o erro persiste, o que fazer?

Entre em contato com nossa Central de Relacionamento Triciclo pelos canais de atendimento abaixo:

  • Whatsapp: (11) 3429-5050

  • E-mail: contato.triciclo@ambipar.com

  • Telefone: 0800 880 9999

TENTEI FINALIZAR O CADASTRO, PORÉM DEU ERRO E MENSAGEM DE “NOME DE USUÁRIO JÁ EXISTENTE APARECEU”, O QUE FAZER?

Deve-se retornar ao campo de cadastro de nome de usuário e digitar um novo nome de usuário, não necessariamente precisa ser o seu nome próprio e pode-se criar com números e letras maiúsculas.

Não consegui trocar ou tenho dúvidas, o que fazer?

Entre em contato com nossa Central de Relacionamento Triciclo pelos canais de atendimento abaixo:

  • Whatsapp: (11) 3429-5050

  • E-mail: contato.triciclo@ambipar.com

  • Telefone: 0800 880 9999

COMO ACESSO MINHA CONTA TRICICLO?

a) Pela Retorna Machine ou pela Recicla Pharma. Através do passo a passo:

1. Toque na tela para Iniciar.

2. Na tela de início da máquina, selecione a opção “Entrar na conta”

3. Digite suas informações de acesso nos campos especificados e clique em “Entrar”

4. O usuário será direcionado para uma nova tela, onde será possível visualizar e gerenciar a conta Triciclo.

b) Pelo nosso site, na área “Login

c) Pelo aplicativo Triciclo, disponível nas lojas de aplicativos, para iOS e Android.

COMO ACESSO MINHA CONTA TRICICLO NA RETORNA MACHINE?

a) Acessar conta com senha:

1. Na tela de descanso da máquina, selecione o botão “Toque na tela para iniciar”.

2. Em seguida, na tela de início, selecione a opção “Entrar na conta”

3. Preencha o campo correspondente com “Nome de usuário, e-mail, ou CPF” e no campo a seguir, forneça sua senha ou PIN de máquina. Atente-se ao preenchimento correto dos dados de sua conta

4. Após acesso, o usuário será direcionado para outra tela, onde será possível visualizar e gerenciar sua conta Triciclo.

 

b) Acessar para depósito: não logado:

1. Na tela de descanso da máquina, selecione o botão “Toque na tela para iniciar”.

2. Em seguida, na tela de início, selecione a opção “Recicle Aqui”

3. Uma nova tela irá se abrir para que seja selecionada a finalidade de sua reciclagem. Selecione “Atribuir embalagens á uma conta Triciclo”

4. Na tela seguinte, informe seu nome de usuário, e-mail ou cpf cadastrados e toque em “Prosseguir”.

5. Abrirá á direita, uma porta de entrada para que sejam inseridas, com o código de barras visível e voltado para cima, as embalagens pós consumo. Deposite os materiais de forma pausada na esteira e aguarde o material descer totalmente para inserção do próximo.

6. Ao finalizar a reciclagem, selecione a opção “Acabei”

7. Pronto! Cada embalagem depositada contabilizará suas Tricoins equivalentes, até o limite diário de reciclagens estipulado ao usuário.

 

c) Acessar conta por QR Code:

1. Na tela de descanso da máquina, selecione o botão “Toque na tela para iniciar”.

2. Em seguida, na tela de início, selecione a opção “Entrar na Conta”.

3. Selecione a opção “Entrar com QR Code”.

4. Uma mensagem aparecerá na tela com o QR Code para escanear.

5. Inicie o app Triciclo e faça seu login por ele. Na barra de navegação, na opção do meio, abra o menu e selecione a opção “Login com QR Code”.

6. A câmera do seu smartphone será acionada, aponte-a para o símbolo de QR Code presente na tela da Retorna Machine. Lembrando que é necessário que seu celular possua conexão com a internet para que a leitura seja feita.

7. Após alguns segundos a máquina exibirá sua conta, o acesso foi efetuado com sucesso e o usuário será direcionado á outra tela, onde será possível visualizar e gerenciar sua conta Triciclo.

 

d) Acessar conta por Biometria:

1. Na tela de descanso da máquina, selecione o botão “Toque na tela para iniciar”.

2. Em seguida, na tela de início, selecione a opção “Entrar na conta”

3. Selecione a opção “Entrar com Biometria”.

4. Uma mensagem aparecerá na tela informando o número de PIN.

5. Inicie o app Triciclo e faça seu login por ele. Na barra de navegação, na opção do meio, abra o menu e selecione a opção “Login com Biometria”.

6. Digite o PIN informado na tela da Retorna Machine no campo que aparecerá no aplicativo Triciclo e selecione “Continuar”

7. Após alguns segundos a máquina exibirá sua conta, o acesso foi efetuado com sucesso e o usuário será direcionado á outra tela, onde será possível visualizar e gerenciar sua conta Triciclo.

COMO RESGATAR A SENHA DE MINHA CONTA TRICICLO?

a) Pela Retorna Machine e pela Recicla Pharma, clique no campo “Entrar na Conta” e depois no botão “Esqueci minha senha”. Você precisará informar o seu e-mail cadastrado. Uma nova senha será enviada para seu e-mail cadastrado. Caso não receba, verifique se a mensagem foi direcionada à caixa de spam ou lixo eletrônico.

b) Pelo nosso site (www.triciclo.eco.br), no link “Login” -> “Esqueci Minha Senha”, bastando informar seu e-mail cadastrado para que lhe seja enviada uma nova senha.

c) Pelo nosso aplicativo mobile “Triciclo”, disponível nas lojas Itunes App Store e Google Play, clicando em “Esqueci Minha Senha”.

Caso não se recorde ou tenha perdido o acesso ao seu e-mail cadastrado, entre em contato com a Central de Relacionamento Triciclo pelo email contato@triciclo.eco.br ou telefone 0800 880 9999.

COMO VISUALIZAR MINHAS INFORMAÇÕES DE CADASTRO?

a) Pela Retorna Machine e Recicla Pharma, através do passo a passo:

-Toque na tela para Iniciar.

-Na tela de início da máquina, selecione a opção “Entrar na conta”.

-Digite suas informações de acesso nos campos especificados e clique em “Entrar”.

-O usuário será direcionado para uma nova tela, onde será possível visualizar e gerenciar a conta Triciclo.

-Para acesso às informações de cadastro, basta acessar a área “Acessar meu perfil”. Nesta área é possível apenas visualizar suas informações de cadastro. Caso Deseja alterá-las acesse sua conta pelo aplicativo ou site.

b) Pelo nosso site, “Login” -> Menu lateral na opção “Perfil

c) Pelo nosso aplicativo mobile “Triciclo”, disponível nas lojas App StoreNo menu de navegação na aba de ajustes, selecionar “Perfil”.

COMO ALTERAR OS DADOS DA MINHA CONTA TRICICLO?

É possível alterar dados como telefone, gênero, nome e sobrenome e data de nascimento das seguintes formas:

a) Pelo nosso site, “Login” -> Menu lateral na opção “Perfil” -> Cadastro

b) Pelo nosso aplicativo mobile “Triciclo”, disponível nas lojas App StoreNo menu de navegação na aba de ajustes, selecionar “Perfil”.

Quero alterar meu nome de usuário, e-mail ou cpf, mas não consigo, o que fazer? Entre em contato com nossa Central de Relacionamento Triciclo pelos canais de atendimento abaixo, descrevendo qual será o novo dado de cadastro e nos envie uma cópia de um documento que comprove sua identidade. (CNH, RG, CPF):

  • Whatsapp: (11) 3429-5050

  • E-mail: contato.triciclo@ambipar.com

  • Telefone: 0800 880 9999

QUERO TROCAR O E-MAIL DA CONTA, O QUE FAZER?

Entre em contato com nossa Central de Relacionamento Triciclo pelos canais de atendimento abaixo, descrevendo qual será o novo dado de cadastro e nos envie uma cópia de um documento que comprove sua identidade. (CNH, RG, CPF). Após processamento e confirmação dos dados de identificação, a alteração será processada em até 5 dias úteis.

  • Whatsapp: (11) 3429-5050

  • E-mail: contato.triciclo@ambipar.com

  • Telefone: 0800 880 9999

COMO FUNCIONA A PONTUAÇÃO PELA RETORNA MACHINE?

Na Retorna Machine, as Tricoins são calculadas e pontuadas de acordo com o depósito de embalagens que possuam código de barras. Cada tipo de material possui pontuação correspondente.

Saiba mais em: https://retornamachine.eco.br/#oquedepositar

O QUE SÃO AS TRICOINS?

São Pontos digitais Triciclo que são atribuídos através da reciclagem de embalagens pós consumo e materiais recicláveis. As Tricoins são acumuláveis e com seu acúmulo, é possível trocar por benefícios ou doar para nossas instituições filantrópicas parceiras.

COMO POSSO ACUMULAR TRICOINS?

Possuindo uma conta triciclo, você pode acumular Tricoins entregando resíduos sólidos previamente validados pela Triciclo em algum de nossos pontos de coleta . Para consultá-los, utilize os filtros do mapa constante na área “Onde Reciclar” deste site ou a pesquisa na área “Guia EAN” no site www.triciclo.eco.br.

Você também pode visualizar essas informações acessando a área “O que Depositar”, nos sites da Retorna Machine (www.retornamachine.eco.br), da Recicla Pharma (www.reciclapharma.eco.br) ou Deixaki (www.deixaki.eco.br).

No momento da reciclagem, basta informar sua conta triciclo pelo email ou username na Retorna Machine ou na Recicla Pharma para acúmulo dos pontos. Se sua reciclagem ocorrer pelo Deixaki, informe sua conta triciclo através de email, username ou CPF/CNPJ ao nosso colaborador local.

QUAIS AS REGRAS DE ACÚMULO DAS TRICOINS?

Casa Usuário (conta triciclo) poderá depositar até 10 (dez) embalagens por dia, para acumular pontos, na Retorna Machine e na Recicla Pharma (independentemente).
A partir da 11º embalagem no dia, os pontos serão automaticamente doados para as Instituições Filantrópicas auxiliadas pela Triciclo.
Já no Deixaki, não há limite de quantidade para entrega do material.

Quanto ao valor dos pontos por embalagem e kg. de material, o mesmo variará de acordo com o material recolhido em cada ecoponto da Triciclo.
Para consultar a tabela de pontuação de cada ecoponto, acesse área “O que Depositar”, nos sites da Retorna Machine (www.retornamachine.eco.br), da Recicla Pharma (www.reciclapharma.eco.br) ou Deixaki (www.deixaki.eco.br).

AS TRICOINS TEM PRAZO DE VALIDADE?

A validade do ponto triciclo é de 180 (cento e oitenta) dias contados da data de acúmulo do ponto.

COMO ACESSAR MEU SALDO, EXTRATO E CONSULTAR TRICOINS EXPIRADAS?

É possível acessar saldo e extrato de sua conta e tricoins a expirar/expirados:

a) Pela Retorna Machine e Recicla Pharma, em “Minha Conta”  -> “Extrato”.

b) Pelo nosso site (www.triciclo.eco.br), “Login” -> “Extrato”.

c) Pelo nosso aplicativo mobile “Triciclo”, disponível nas lojas Itunes App Store e Google Play, na opção “Extrato”.

QUAL A QUANTIDADE MÁXIMA DE TRICOINS (PONTOS TRICICLO) QUE PODEM SER TROCADOS POR BENEFÍCIOS OU SERVIÇOS POR DIA?

A quantidade máxima de troca por usuário é de 3 vezes por dia a cada 24hs. As trocas bancárias têm o limite de 5 mil Tricoins (pontos Triciclo) por troca. Enquanto as demais têm o limite de 10 mil Tricoins (pontos Triciclo) por troca. Lembrando que é necessário consultar as regras de troca de cada parceiro de benefício.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DAS TRICOINS?

Consulte o nosso catálogo de benefícios em nosso site (www.retornamachine.eco.br) na área “Benefícios”, e pelo nosso aplicativo mobile “Triciclo”, disponível nas lojas de aplicativos App Store e Google Play, na opção “Trocar Tricoins” e/ou “Clube de Vantagens”.

O QUE POSSO DEPOSITAR NA RETORNA MACHINE?

A Retorna Machine recebe embalagens pós consumo dos materiais: aço, alumínio, vidro, longa vida e plásticos (PET, PP e PE), previamente validados pela Triciclo.

Não são aceitos:

Cerâmica, resíduos tóxicos, objetos cortantes, isopor, madeira, espelhos, papel e papelão, aerossóis, pilhas, baterias, embalagens cheias, amassadas ou sem código de barras.

A Retorna Machine recebe embalagens pós consumo, e que possuam código de barras legível (EAN/SKU). Consulte as embalagens e materiais aceitos na Retorna Machine na seção “O que depositar”, neste site .

Você também pode realizar uma pesquisa por locais de instalação da Retorna Machine e o que cada equipamento coleta, e quanto tricoins gera, através do mapa constante na área “Onde Reciclar” deste site por meio de pesquisa na área “Guia EAN” do site www.triciclo.eco.br.

COMO DEVO COLOCAR A EMBALAGEM PÓS CONSUMO NA RETORNA MACHINE?

A embalagem pós consumo precisa estar vazia, com o código de barras legível e no momento de ser inserida na máquina, com o código de barras voltado para cima, de forma que a máquina possa realizar a leitura. Caso necessário, pode-se segurar a embalagem por poucos segundos abaixo do leitor de código antes de soltá-la na esteira.

COMO POSSO TROCAR MINHAS TRICOINS?

Você pode trocar seus tricoins a qualquer momento, respeitando-se as regras de troca de cada parceiro:

a) Pela Retorna Machine ou pela Recicla Pharma, acessando a sua conta triciclo no campo “Minha Conta”  -> “Trocar Pontos”.

b) Pelo nosso site (www.triciclo.eco.br), acessando sua conta na área “Login” e, posteriormente, “Trocar Pontos” e/ou “Clube de Vantagens”.

c) Pelo nosso aplicativo mobile “Triciclo”, disponível nas lojas Itunes App Store e Google Play, na opção “Trocar Pontos” e/ou “Clube de Vantagens”.

Logo após, escolha o produto ou serviço que deseja resgatar e a quantidade de pontos para tanto. Para sua segurança, é possível que seja necessário a confirmação de sua senha.


Qual a quantidade mínima ou máxima de pontos que podem ser trocados por produtos ou serviços?
Não há quantidade mínima ou máxima de pontos para se efetuar um resgate, devendo ser consideradas, entretanto, as regras de resgate de cada parceiro.


É possível cancelar meu pedido de resgate de produtos ou serviços?
Não haverá a possibilidade de cancelamento da solicitação e/ou devolução dos pontos utilizados no resgate de benefícios.

INFORMEI OS DADOS PARA TROCA CORRETAMENTE, MAS ESTÁ APARECENDO MENSAGEM DE ERRO, O QUE FAZER?

Entre em contato com nossa Central de Relacionamento Triciclo pelos canais de atendimento abaixo e nos encaminhe uma foto da tela com a mensagem de erro:

  • Whatsapp: (11) 3429-5050

  • E-mail: contato.triciclo@ambipar.com

  • Telefone: 0800 880 9999

PERCEBI QUE INFORMEI OS DADOS ERRADOS PARA TROCA, PORÉM A TROCA FOI REALIZADA, É POSSÍVEL ESTORNAR A OPERAÇÃO?

Não é possível realizar o estorno da operação, por isso, atente-se para preencher corretamente seus dados para troca. A Triciclo não se responsabiliza por eventuais inconsistências nos dados informados pelo usuário para troca.

O QUE É O GAMIFICATION?

É um projeto de incentivo à reciclagem através da disponibilidade de desafios. Com o cumprimento desses desafios, o usuário poderá subir no ranking de maiores recicladores e ir subindo seu nível de usuário, desbloqueando o aumento do limite de reciclagens diárias, entre outros motivadores.

COMO FUNCIONAM OS DESAFIOS?

Os desafios são separados em desafios Semanais, Mensais e Anuais, por tipo de material e categoria. Começando pelo Bronze, as categorias sobem e os desafios também, do Bronze pro Prata, Ouro, Diamante e então Esmeralda. Os desafios consistem em depositar determinada quantidade do tipo de material, Semanal, Mensal e Anual.

Reciclei, mas meus desafios não subiram, o que fazer?

Entre em contato com nossa Central de Relacionamento Triciclo pelos canais de atendimento abaixo:

  • Whatsapp: (11) 3429-5050

  • E-mail: contato.triciclo@ambipar.com

  • Telefone: 0800 880 9999

O QUE PRECISO PARA SUBIR DE NÍVEL DE PERFIL?

É possível visualizar das seguintes maneiras:

a) Pelo nosso site, acessando sua conta na área “Login”. No menu lateral, é possível notar abaixo de seu nome, seu nível de usuário. Para consultar seus desafios e ranking, selecione a opção “Minhas Conquistas”.

b) Pelo nosso aplicativo mobile “Triciclo”, disponível nas lojas App Store e Google Play, na tela inicial, descendo a tela, abaixo do histórico de Transações é possível ver seu Ranking, Nível de usuário, Conquistas e Desafios.

COMO VISUALIZAR MEUS DESAFIOS CONCLUÍDOS E PENDENTES, NÍVEL E RANKING DE USUÁRIO?

É possível visualizar das seguintes maneiras:

a) Pelo nosso site, acessando sua conta na área “Login”. No menu lateral, é possível notar abaixo de seu nome, seu nível de usuário. Para consultar seus desafios e ranking, selecione a opção “Minhas Conquistas”.

b) Pelo nosso aplicativo mobile “Triciclo”, disponível nas lojas App Store e Google Play, na tela inicial, descendo a tela, abaixo do histórico de Transações é possível ver seu Ranking, Nível de usuário, Conquistas e Desafios.

TROCA DE TRICOINS POR CRÉDITO NO BILHETE ÚNICO

O tipo de recarga de Bilhete Único permitido através dos tricoins é o do Bilhete Comum.

Você poderá resgatar seus tricoins em crédito no Bilhete Único Comum das seguintes formas:

a) Pela Retorna Machine e pela Recicla Pharma: acesse a sua conta triciclo no campo “Minha Conta”  -> “Trocar Pontos” -> “Bilhete Único” e siga as instruções em tela.
Neste caso, será obrigatório possuir em mãos seu Cartão de Bilhete Único Comum e aproximá-lo no leitor de cartão constante no equipamento, para realizar o resgate dos pontos e posterior recarga no cartão.

b) Pelo nosso site (www.triciclo.eco.br): acesse sua conta na área “Login” e, posteriormente, “Trocar Pontos” -> “Bilhete Único” e siga as instruções em tela.
Neste caso, não será obrigatório possuir em mãos seu Cartão de Bilhete Único Comum. Basta informar o número de seu bilhete, desconsiderando os dois primeiro dígitos e inserindo apenas a posterior sequência de nove números. O valor do resgate será creditado na conta do seu cartão e estará disponível para recarga (veja tópico abaixo).

c) Pelo nosso aplicativo mobile “Triciclo”: disponível nas lojas Itunes App Store e Google Play, na opção “Trocar Pontos” -> “Bilhete Único”.
Neste caso, não será obrigatório possuir em mãos seu Cartão de Bilhete Único Comum. Basta informar o número de seu bilhete, desconsiderando os dois primeiro dígitos e inserindo apenas a posterior sequência de nove números. O valor do resgate será creditado na conta do seu cartão e estará disponível para recarga (veja tópico abaixo).

Realizei o resgate dos pontos pelo site e/ou pelo app. Qual o procedimento para que a recarga seja creditada em meu cartão?
Mesmo sendo a troca realizada pelo site ou aplicativo, você precisará recarregar o cartão informado em uma Retorna Machine ou Recicla Pharma, clicando no botão “Consulta e Recarga de Bilhete Único”, que estará na tela de início e utilizando o leitor de cartão do equipamento.

Quais as regras de resgate?

A cada 20 tricoins você poderá resgatar R$ 0,07 (sete centavos) de crédito no Bilhete Único Comum.

Como saberei que obtive o crédito solicitado?

Você deverá consultar o saldo de seu Bilhete Único, através de qualquer leitor ou por meio do próprio leitor de cartão constante na Retorna Machine e na Recicla Pharma.

Eu posso utilizar o leitor da Retorna Machine e da Recicla Pharma para consulta de saldo e realização de outras recargas?

Sim e para todas as modalidades de Bilhete Único. Para tanto, clique no botão “Consulta e Recarga de Bilhete Único”, que estará na tela de início e utilizando o leitor de cartão dos equipamentos, você poderá consultar o saldo de seu bilhete, bem como realizar recargas, independentemente de ter origem em tricoins.

Resgatei os pontos e o crédito não foi carregado no cartão, o que faço?
Primeiro, certifique-se que realizou corretamente todos os procedimentos acima indicados.

Percebi que informei o número incorreto de meu bilhete. É possível estornar a operação?
Não é possível realizar o estorno da operação, por isso, atente-se para preencher corretamente o número de seu bilhete. A Triciclo não se responsabiliza por eventuais inconsistências no número de bilhete informado. Sendo assim, sugerimos que seja sempre utilizado o leitor de cartão que se encontra na Retorna Machine e na Recicla Pharma.

Tenho certeza que realizei corretamente todos os procedimentos acima indicados, mas o crédito não foi carregado no cartão, o que faço?
Entre em contato com a Central de Relacionamento Triciclo pelo email contato@triciclo.eco.br ou telefone 0800 880 9999 ou ligue para o SAC da PLDevice Tecnologia (empresa responsável pela recarga do Bilhete Único): (11) 4040 4422.

TROCA DE PONTOS POR CRÉDITO NO BILHETE ÚNICO DE FORTALEZA

O Tipo de recarga de Bilhete Único permitido através das Tricoins (Pontos Triciclo) é a do Bilhete Comum de Fortaleza.

Você poderá trocar suas Tricoins (Pontos Triciclo) para crédito no Bilhete Único Comum das seguintes formas:

a) Pela Retorna Machine e pela Recicla Pharma: acesse a sua conta triciclo no campo “Minha Conta” -> “Trocar Pontos” -> “Bilhete Único – Fortaleza” e siga as instruções em tela.
Não é obrigatório possuir em mãos seu Bilhete Único, bastando informar o número de seu bilhete. O valor do resgate será creditado na conta do seu cartão e estará disponível para recarga (veja tópico de como recarregar abaixo).

b) Pelo nosso site. Na área “Login” acesse sua conta. Na tela inicial em “Trocar Pontos” selecione a opção “Bilhete Único – Fortaleza”. Selecione a quantidade de Tricoins que deseja trocar e abaixo digite o número do seu bilhete único. O valor do resgate será creditado em sua conta do cartão, porém para que utilize o saldo, é necessário recarregar o bilhete em qualquer leitor habilitado para recarga, geralmente presentes em terminais, metrôs e ônibus.

c) Pelo nosso a plicativo mobile “Triciclo” disponível para Android e iOs nas App Stores. Realize seu login, na tela inicial na barra de navegação, vá até a aba “Troca de Tricoins”. Escolha a opção “Bilhete Único – Fortaleza”. Selecione a quantidade de Tricoins que deseja trocar e abaixo digite o número do seu bilhete único. O valor do resgate será creditado em sua conta do cartão, porém para que utilize o saldo, é necessário recarregar o bilhete em qualquer leitor habilitado para recarga, geralmente presentes em terminais, metrôs e ônibus.

COMO RECARREGAR O BILHETE ÚNICO APÓS A TROCA DAS TRICOINS?
Você precisará realizar a recarga do cartão informado em qualquer leitor habilitado para recarga de bilhete único, presente em terminais e metrôs.

QUAIS SÃO AS REGRAS DE RESGATE?
A cada 100 Tricoins (pontos Triciclo) você poderá resgatar R$ 0,35 (trinta e cinco centavos) de crédito no Bilhete Único Comum de Fortaleza. (a confirmar)

COMO SABEREI QUE OBTIVE O CRÉDITO SOLICITADO?
Você poderá consultar seu saldo através de qualquer leitor habilitado para recarga e consulta de bilhete único, presente em terminais e metrôs ou por meio do próprio leitor de cartão constante na Retorna Machine e na Recicla Pharma.

Troquei as tricoins, realizei a recarga, mas o saldo não caiu em meu cartão, o que fazer?
Primeiro, certifique-se que realizou corretamente todos os procedimentos acima indicados.

Caso conste que os procedimentos foram realizados corretamente, entre em contato com nossa Central de Relacionamento Triciclo pelos canais de atendimento abaixo:

  • Whatsapp: (11) 3429-5050

  • E-mail: contato.triciclo@ambipar.com

  • Telefone: 0800 880 9999

 

Nos encaminhando seu nome, e-mail, nome de usuário e problema identificado.

Percebi que informei o número incorreto de meu bilhete. É possível estornar a operação?
Não é possível realizar o estorno da operação, por isso, atente-se para preencher corretamente o número de seu bilhete. A Triciclo não se responsabiliza por eventuais inconsistências no número de bilhete informado.

TENHO CERTEZA QUE REALIZEI CORRETAMENTE TODOS OS PROCEDIMENTOS ACIMA INDICADOS, MAS O CRÉDITO NÃO FOI CARREGADO EM MEU CARTÃO, O QUE FAZER?

Entre em contato com nossa Central de Relacionamento Triciclo pelos canais de atendimento.

Nos encaminhando seu nome, e-mail, nome de usuário e problema identificado.

TROCA DE TRICOINS POR CRÉDITO NO CARTÃO BOM

O tipo de recarga do Cartão BOM permitido através dos tricoins é o do Cartão BOM Comum.

Você poderá resgatar seus tricoins em crédito no Cartão BOM Comum das seguintes formas:

a) Pela Retorna Machine e pela Recicla Pharma: acesse a sua conta triciclo no campo “Minha Conta”  -> “Trocar Pontos” -> “Cartão BOM” e siga as instruções em tela.
Neste caso, será obrigatório possuir em mãos seu Cartão BOM Comum e aproximá-lo no leitor de cartão constante no equipamento, para realizar o resgate dos pontos e posterior recarga no cartão.

b) Pelo nosso site (www.triciclo.eco.br): acesse sua conta na área “Login” e, posteriormente, “Trocar Pontos” -> “Cartão BOM” e siga as instruções em tela.
Neste caso, não será obrigatório possuir em mãos seu Cartão BOM Comum, bastando informar o número de seu bilhete. O valor do resgate será creditado na conta do seu cartão e estará disponível para recarga (veja tópico abaixo).

c) Pelo nosso aplicativo mobile “Triciclo”: disponível nas lojas Itunes App Store e Google Play, na opção “Trocar Pontos” -> “Cartão BOM” e siga as instruções em tela.
Neste caso, não será obrigatório possuir em mãos seu Cartão BOM Comum, bastando informar o número de seu bilhete. O valor do resgate será creditado na conta do seu cartão e estará disponível para recarga (veja tópico abaixo).

Realizei o resgate dos pontos pelo site e/ou pelo app. Qual o procedimento para que a recarga seja creditada em meu cartão?
Mesmo sendo a troca realizada pelo site ou aplicativo, você precisará recarregar o cartão informado em uma Retorna Machine ou Recicla Pharma, clicando no botão “Consulta e Recarga de Cartão BOM”, que estará na tela de início e utilizando o leitor de cartão do equipamento.

Quais as regras de resgate?

A cada 20 tricoins você poderá resgatar R$ 0,07 (sete centavos) de crédito no Cartão BOM Comum.

Como saberei que obtive o crédito solicitado?

Você deverá consultar o saldo de seu Cartão BOM, através de qualquer leitor ou por meio do próprio leitor de cartão constante na Retorna Machine e na Recicla Pharma.

Eu posso utilizar o leitor da Retorna Machine e da Recicla Pharma para consulta de saldo e realiazação outras recargas?

Sim e para todas as modalidades de Cartão BOM. Para tanto, clique no botão “Consulta e Recarga de Cartão BOM”, que estará na tela de início e utilizando o leitor de cartão dos equipamentos, você poderá consultar o saldo de seu bilhete, bem como realizar recargas, independentemente de ter origem em tricoins.

Resgatei os pontos e o crédito não foi carregado no cartão, o que faço?
Primeiro, certifique-se que realizou corretamente todos os procedimentos acima indicados.

Percebi que informei o número incorreto de meu bilhete. É possível estornar a operação?
Não é possível realizar o estorno da operação, por isso, atente-se para preencher corretamente o número de seu bilhete. A Triciclo não se responsabiliza por eventuais inconsistências no número de bilhete informado. Sendo assim, sugerimos que seja sempre utilizado o leitor de cartão que se encontra na Retorna Machine e na Recicla Pharma.

Tenho certeza que realizei corretamente todos os procedimentos acima indicados, mas o crédito não foi carregado no cartão, o que faço?
Entre em contato com a Central de Relacionamento Triciclo pelo email contato@triciclo.eco.br ou telefone 0800 880 9999 ou ligue para o SAC da PLDevice Tecnologia (empresa responsável pela recarga do Cartão BOM): (11) 4040 4422.

TROCA DE TRICOINS POR CRÉDITO NO CARTÃO MTU

Os tipos de recarga do Cartão MTU permitidos através dos tricoins é o do Cartão MTU Comum, Fácil, Portador e Escolar.

Você poderá resgatar seus tricoins em crédito no Cartão MTU Comum, Fácil, Portador ou Escolar das seguintes formas:

a) Pela Retorna Machine e pela Recicla Pharma: acesse a sua conta triciclo no campo “Minha Conta”  -> “Trocar Pontos” -> “Cartão MTU” e siga as instruções em tela.
Não é obrigatório possuir em mãos seu Cartão MTU, bastando informar o número de seu bilhete. O valor do resgate será creditado na conta do seu cartão e estará disponível para recarga (veja tópico abaixo).

b) Pelo nosso site (www.triciclo.eco.br): acesse sua conta na área “Login” e, posteriormente, “Trocar Pontos” -> “Cartão MTU” e siga as instruções em tela.
Não é obrigatório possuir em mãos seu Cartão MTU, bastando informar o número de seu bilhete. O valor do resgate será creditado na conta do seu cartão e estará disponível para recarga (veja tópico abaixo).

c) Pelo nosso aplicativo mobile “Triciclo”: disponível nas lojas Itunes App Store e Google Play, na opção “Trocar Pontos” -> “Cartão MTU” e siga as instruções em tela.
Não é obrigatório possuir em mãos seu Cartão MTU, bastando informar o número de seu bilhete. O valor do resgate será creditado na conta do seu cartão e estará disponível para recarga (veja tópico abaixo).

Realizei o resgate dos pontos. Qual o procedimento para que a recarga seja creditada em meu cartão?
Você precisará realizar a recarregar do cartão informado em qualquer leitor habilitado da AMTU (empresa responsável pela recarga do Cartão MTU).

Quais as regras de resgate?

A cada 100 tricoins você poderá resgatar R$ 0,10 (dez centavos) de crédito no Cartão MTU Comum, Fácil, Portador ou Escolar.

Como saberei que obtive o crédito solicitado?

Você deverá consultar o saldo de seu Cartão MTU, através de qualquer leitor habilitado da AMTU (empresa responsável pela recarga do Cartão MTU).

Resgatei os pontos e o crédito não foi carregado no cartão, o que faço?
Primeiro, certifique-se que realizou corretamente todos os procedimentos acima indicados.

Percebi que informei o número incorreto de meu bilhete. É possível estornar a operação?
Não é possível realizar o estorno da operação, por isso, atente-se para preencher corretamente o número de seu bilhete. A Triciclo não se responsabiliza por eventuais inconsistências no número de bilhete informado.

Tenho certeza que realizei corretamente todos os procedimentos acima indicados, mas o crédito não foi carregado no cartão, o que faço?
Entre em contato com a Central de Relacionamento Triciclo pelo email contato@triciclo.eco.br ou telefone 0800 880 9999 ou ligue para o SAC da AMTU (empresa responsável pela recarga do Cartão MTU): 0800 646 2544.

TROCA DE TRICOINS POR CRÉDITO NA CONTA DE LUZ ENEL

Você poderá resgatar seus tricoins em desconto na conta de luz da ENEL de São Paulo das seguintes formas:


a) Pela Retorna Machine e pela Recicla Pharma:
 acesse a sua conta triciclo no campo “Minha Conta”  -> “Trocar Pontos” -> “ENEL” e siga as instruções em tela.

b) Pelo nosso site (www.triciclo.eco.br): acesse sua conta na área “Login” e, posteriormente, “Trocar Pontos” -> “ENEL” e siga as instruções em tela.

c) Pelo nosso aplicativo mobile “Triciclo”: disponível nas lojas Itunes App Store e Google Play, na opção “Trocar Pontos” -> “ENEL” e siga as instruções em tela.

Para a realização do resgate será necessário informar o número de instalação elétrica (NUC) constante na sua fatura de energia elétrica.

Quais as regras de resgate?

A cada 100 tricoins você poderá resgatar R$ 0,27 (vinte e sete centavos) de desconto na conta de energia.

Como saberei que obtive o desconto solicitado?
O desconto ocorrerá na fatura do mês em aberto ou, dependendo da data do resgate, será descontado na fatura do mês seguinte.
Na fatura constará a identificação “ABATIMENTO DE DEVOLUÇÕES Recicle Mais, Pague Menos” e o respectivo valor do desconto no campo “DESCRIÇÃO DE FATURAMENTO”. Caso o desconto solicitado seja maior que o valor de sua fatura, o saldo residual do desconto será efetuado na conta de energia do mês subsequente, e assim sucessivamente.

Resgatei os pontos e o crédito não constou na minha fatura de energia, o que faço?
Primeiro, certifique-se que realizou corretamente todos os procedimentos acima indicados e confira seu extrato de pontos para verificar se houve o débito de pontos tricoins.  É possível que o sistema tenha avisado erro por NUC inválido: “Número NUC inválido”. Neste caso, os tricoins não são debitados de sua conta.

Tenho certeza que realizei corretamente todos os procedimentos acima indicados, mas o crédito não constou na minha fatura de energia, o que faço?
Entre em contato com a Central de Relacionamento Triciclo pelo email contato@triciclo.eco.br ou telefone 0800 880 9999 ou ligue para o SAC da 3E Engenharia (empresa responsável pelo serviço a ENEL): (11) 4883 0006.

TROCA DE TRICOINS POR CRÉDITO NA CONTA DE LUZ NEOENERGIA

Você poderá resgatar suas Tricoins (Pontos Triciclo) em desconto na conta de luz da Neoenergia Coelba, Pernambuco, Cosern, Elektro e Brasília, das seguintes formas:

a) Pela Retorna Machine e pela Recicla Pharma: acesse a sua conta triciclo no campo “Minha Conta”  -> “Trocar Pontos” -> “NEOENERGIA” e siga as instruções em tela.

b) Pelo nosso site, na área Login, acesse sua conta. Na tela inicial, em “Trocar Pontos”, selecione a opção “Neoenergia” correspondente com sua localidade.. Selecione a quantidade de Tricoins que deseja trocar e em seguida informe o número de seu contrato Neoenergia (Número de instalação elétrica NUC) presente em sua fatura de energia elétrica e prossiga em “Trocar”.

c) Pelo nosso aplicativo mobile “Triciclo” disponível para Android e iOS nas App Stores. Realize seu login, na tela inicial na barra de navegação, vá até a aba “Troca de Tricoins”. Escolha a opção “Neoenergia” correspondente com sua localidade. Selecione a quantidade de Tricoins que deseja trocar e em seguida informe o número de seu contrato Neoenergia (Número de instalação elétrica NUC) presente em sua fatura de energia elétrica e prossiga em “Trocar”.

QUAIS SÃO AS REGRAS DE RESGATE?
A cada 100 pontos triciclo você poderá resgatar R$ 1,00 (um real) de desconto na conta de energia.

COMO SABEREI QUE OBTIVE O CRÉDITO SOLICITADO?
O desconto ocorrerá na fatura do mês em aberto ou, dependendo da data do resgate, será descontado na fatura do mês seguinte.
Na fatura constará a identificação “NEOENERGIA” e o respectivo valor do desconto no campo “DESCRIÇÃO DE FATURAMENTO”. Caso o desconto solicitado seja maior que o valor de sua fatura, o saldo residual do desconto será efetuado na conta de energia do mês subsequente, e assim sucessivamente.

RESGATEI AS TRICOINS E O DESCONTO NÃO CONSTOU EM MINHA FATURA, O QUE FAZER?
Primeiro, certifique-se que realizou corretamente todos os procedimentos acima indicados e confira seu histórico de transações/extrato de pontos para verificar se houve o débito de pontos triciclo.  É possível que o sistema tenha apresentado erro pelo número de Unidade Consumidora ser inválido. Neste caso, os pontos triciclo não são debitados de sua conta.

TENHO CERTEZA QUE REALIZEI CORRETAMENTE TODOS OS PROCEDIMENTOS ACIMA INDICADOS, MAS O CRÉDITO NÃO CONSTOU EM MINHA FATURA DE ENERGIA, O QUE FAZER?

Entre em contato com nossa Central de Relacionamento Triciclo pelos canais de atendimento abaixo:

Whatsapp: (11) 3429-5050
E-mail: contato.triciclo@ambipar.com

Telefone: 0800 880 9999

Ou ligue para o SAC NEOENERGIA :

Neoenergia Coelba: (71) 3370-6350 |www.neoenergiacoelba.com.br
Neoenergia Pernambuco: (81) 3217-6990 |www.neoenergiapernambuco.com.br
Neoenergia Cosern: (84) 3215-6001 |www.neoenergiacosern.com.br
Neoenergia Elektro: (19) 2122-1696 |www.neoenergiaelektro.com.br
Neoenergia Brasília: (61) 3465-9318 | www.neoenergiabrasilia.com.br

 

NÃO CONSIGO REALIZAR A TROCA DE TRICOINS PELOS BENEFÍCIOS, COMO PROSSEGUIR?

Entre em contato com nossa Central de Relacionamento Triciclo pelos canais de atendimento.

Nos encaminhando seu nome, e-mail, nome de usuário e problema identificado.

TROCA DE TRICOINS POR CRÉDITO NA SARAIVA PLUS

tricoins

Para realizar o resgate de seus tricoins em pontos SaraivaPlus é necessário que você tenha uma conta no Programa Saraivaplus.
Caso ainda não a possua, realize seu cadastro no Saraivaplus através do site http://www.saraiva.com.br/saraivaplus.

Possuindo uma conta Saraivaplus, basta informar o CPF identificador da sua conta Saraivaplus, através:


a) Da Retorna Machine e pela Recicla Pharma:
 acessando a sua conta triciclo no campo “Minha Conta”  -> “Trocar Pontos” -> “SaraivaPlus” e seguindo todas as instruções em tela.

b) Do nosso site (www.triciclo.eco.br): acessando sua conta na área “Login” e, posteriormente, “Trocar Pontos” -> “SaraivaPlus” e seguindo todas as instruções em tela.

c) Do nosso aplicativo mobile “Triciclo”: disponível nas lojas Itunes App Store e Google Play, na opção “Trocar Pontos” -> “SaraivaPlus” e seguindo todas as instruções em tela.

Quais as regras de resgate?

Cada 5 tricoins equivalem a 1 ponto Saraivaplus.

Como saberei que a conversão ocorreu com sucesso?
O Programa Triciclo lhe avisará com a seguinte mensagem:
“Operação realizada com sucesso! Seus tricoins foram convertidos em pontos Saraivaplus. Confira em: http://www.saraiva.com.br/saraivaplus
Após, você poderá confirmar no extrato de sua conta no Programa Saraivaplus.

Qual o prazo para que a conversão ocorra e eu tenha os pontos creditados na minha conta Saraivaplus?
Ocorrendo com sucesso a solicitação de conversão dos tricoins em pontos Saraivaplus, serão computados os pontos Saraivaplus no CPF informado em até 24 (vinte e quatro) horas.

Resgatei os pontos e o crédito não constou na minha conta SaraivaPlus, o que faço?
Primeiro, certifique-se que realizou corretamente todos os procedimentos acima indicados e confira seu extrato de pontos para verificar se houve o débito de tricoins. É possível que o sistema tenha avisado erro por não cadastro de CPF informando: “Prezado usuário: não há cadastro na Saraiva para o CPF informado. Favor realizar o seu cadastro no Programa Saraiva Plus através do link: http://www.saraiva.com.br/saraivaplus”. Neste caso, os tricoins não são debitados de sua conta. Certifique-se, então, que o CPF por si informado está cadastrado no Programa Saraivaplus.

Tenho certeza que realizei corretamente todos os procedimentos acima indicados, mas o crédito não constou na minha fatura de energia, o que faço?
Entre em contato com a Central de Relacionamento Triciclo pelo email contato@triciclo.eco.br ou telefone 0800 880 9999 ou pela Central de Atendimento Saraiva: https://www.saraiva.com.br/central-de-atendimento

TROCA DE TRICOINS POR RECARGA DE CELULAR PRÉ PAGO

Você poderá resgatar seus tricoins em crédito de celular pré-pago das operadoras OI, VIVO, CLARO, TIM, NEXTEL:


a) Pela Retorna Machine e pela Recicla Pharma:
 acesse a sua conta triciclo no campo “Minha Conta”  -> “Trocar Pontos” -> “Recarga Celular” e siga as instruções em tela.

b) Pelo nosso site (www.triciclo.eco.br): acesse sua conta na área “Login” e, posteriormente, “Trocar Pontos” -> “Recarga Celular” e siga as instruções em tela.

c) Pelo nosso aplicativo mobile “Triciclo”: disponível nas lojas Itunes App Store e Google Play, na opção “Trocar Pontos” -> “Recarga Celular” e siga as instruções em tela.

Selecione primeiro a sua Operadora, depois o código DDD da sua Área e o valor pretendido para crédito.
Finalmente, digite o número de seu telefone celular (sem incluir o DDD). O valor do resgate será convertido em créditos para seu telefone pré-pago móvel.

Quais as regras de resgate?

A cada 100 pontos, você recebe um crédito de R$0,35 (trinta e cinco centavos) no seu telefone pré-pago móvel.
Cada operadora e DDD tem um valor mínimo de recarga que precisa ser respeitado.

Como saberei que obtive o crédito solicitado?
Você deverá consultar as regras da sua operadora. É possível que sua operadora envie um SMS ao celular informado, confirmando o crédito.

Qual o prazo para que a conversão ocorra e eu obtenha os créditos solicitados?
Ocorrendo com sucesso a solicitação de conversão dos tricoins, será creditado o valor no número informado em até 24 (vinte e quatro) horas.

Resgatei os pontos e o crédito não foi efetuado em meu celular, o que faço?

Primeiro, certifique-se que realizou corretamente todos os procedimentos acima indicados e confira seu extrato de pontos para verificar se houve o débito de tricoins.  É possível que o sistema tenha avisado erro por número de telefone inválido ou por saldo de pontos insuficiente para a recarga pretendida: “Número de celular inválido, ou você não tem saldo suficiente. Neste caso, os tricoins não são debitados de sua conta. Por fim, certifique-se, em caso de mensagem de sucesso do resgate, que o número de celular informado foi o correto.

Tenho certeza que realizei corretamente todos os procedimentos acima indicados, mas o crédito não foi efetuado em meu celular, o que faço?
Entre em contato com a Central de Relacionamento Triciclo pelo email contato@triciclo.eco.br ou telefone 0800 880 9999 ou ligue para o SAC da PLDevice Tecnologia (empresa responsável pela recarga do Telefone Celular): (11) 4040 4422.

TROCA DE TRICOINS POR CRÉDITO PAGBANK - UOL

 Você poderá resgatar seus tricoins em crédito na conta digital Pagbank da UOL da seguintes forma:


Primeiro Passo: Vincular Conta Pagbank a uma Conta Triciclo
Em um primeiro momento, você precisa criar e vincular uma conta Pagbank a um conta Triciclo através do:
a) nosso site (www.triciclo.eco.br): acesse sua conta na área “LOGIN” e, posteriormente, “PAGBANK” e siga as instruções em tela; ou,
b) nosso aplicativo mobile “Triciclo” (IOS/Android): na opção “PAGBANK” e siga as instruções em tela. Lembre-se de, posteriormente, baixar o super app PagBank e concluir o cadastro da sua conta enviando os documentos.

Após finalizar esse processo, você estará apto a converter tricoins em crédito na conta digital Pagbank vinculada.

Segundo Passo: Trocar tricoins por crédito em uma Conta Pagbank
Com uma conta digital Pagbank vinculada a uma conta triciclo, você poderá resgatar seus tricoins em crédito na conta Pagbank, através:
a) da Retorna Machine e da Recicla Pharma: acesse a sua conta triciclo no campo “Minha Conta”  -> “Trocar Pontos” -> “Pagbank” e siga as instruções em tela.
b) do  nosso site (www.triciclo.eco.br): acesse sua conta na área “Login” e, posteriormente, “Trocar Pontos” -> “Pagbank” e siga as instruções em tela.
c) do nosso aplicativo mobile “Triciclo” (IOS/Andoird): na opção “Trocar Pontos” -> “Pagbank” e siga as instruções em tela.

Quais as regras de resgate?

A cada 100 tricoins você poderá resgatar R$ 0,15 (quinze centavos) de crédito na conta Pagbank.

Como saberei que obtive o desconto solicitado?
Você receberá um email da Pagseguro, em seu email cadastrado no Pagbank, informando: “Pagamento concluído: O pagamento no valor de R$ XX enviado por Triciclo foi recebido e está disponível para você no PagSeguro.”

Qual o prazo para que a conversão ocorra e eu tenha os valores creditados na minha conta Pagbank?
Ocorrendo com sucesso a solicitação de conversão dos tricoins em crédito Pagbank, os valores serão creditados na conta informada em até 24 (vinte e quatro) horas.

Resgatei os pontos e o crédito não constou na minha conta Pagbank, o que faço?
Primeiro, certifique-se que realizou corretamente todos os procedimentos acima indicados e confira seu extrato de pontos para verificar se houve o débito de tricoins.  Caso a conta Pagbank informada não exista na base de dados da Pagbank, os tricoins não serão debitados de sua conta.

Tenho certeza que realizei corretamente todos os procedimentos acima indicados, ocorreu débito em minha conta triciclo, mas não ocorreu o crédito em minha conta Pagbank, o que faço?
Entre em contato com a Central de Relacionamento Triciclo pelo email contato@triciclo.eco.br ou telefone 0800 880 9999 ou entre em contato com a Central de Atendimento Pagbank 0800 728 2167.

TROCA DE TRICOINS POR CRÉDITO MERCADO PAGO

Primeiramente, deve-se ter uma conta digital Mercado Pago e realizar a pré vinculação à sua conta Triciclo. A pré vinculação poderá ser feita das seguintes formas:

a) Pelo nosso site, acesse sua conta na área “Login”, na tela inicial no menu lateral selecione a opção “Perfil” e em seguida “Configurações”. Nesta aba será possível visualizar e cadastrar suas informações de troca para utilizar no resgate de Tricoins por benefícios. Digite seu Email Mercado Pago e selecione a opção “Salvar”.

b) Pelo nosso aplicativo mobile “Triciclo” disponível nas App Stores para Android e iOS, realize seu login, na tela inicial, na barra de navegação, vá até a aba “Ajustes” e selecione “Contas cadastradas”. Nesta aba será possível visualizar e cadastrar suas informações de troca para utilizar no resgate de Tricoins por benefícios. Digite seu Email Mercado Pago e selecione a opção “Salvar”.

Após finalizar esse processo, você estará apto a trocar Tricoins (pontos triciclo) para crédito em sua conta digital Mercado Pago vinculada.

Você poderá trocar suas Tricoins das seguintes formas:

a) Pela Retorna Machine e da Recicla Pharma: acesse a sua conta triciclo no campo “Minha Conta” e acesse a opção “Trocar Pontos” → Mercado pago. Selecione a quantidade de Tricoins e com a pré vinculação seu e-mail Mercado Pago aparecerá automaticamente. Finalize a operação em “Trocar”.

b) Pelo nosso site, na área Login, acesse sua conta. Na tela inicial, em “Trocar Pontos”, selecione a opção Mercado Pago. Selecione a quantidade de Tricoins que deseja trocar e com a pré vinculação seu e-mail Mercado Pago aparecerá automaticamente. Finalize a operação em “Trocar”.

c) Pelo nosso aplicativo mobile “Triciclo” disponível para Android e iOS nas App Stores. Realize seu login, na tela inicial na barra de navegação, vá até a aba “Troca de Tricoins”. Escolha a opção “Mercado Pago”. Selecione a quantidade de Tricoins que deseja trocar e com a pré vinculação seu e-mail Mercado Pago aparecerá automaticamente. Finalize a operação em “Trocar”.

QUAIS SÃO AS REGRAS DE RESGATE?
A cada 100 Tricoins (pontos Triciclo) você poderá resgatar R$ 0,15 de crédito em sua conta Mercado Pago.

COMO SABEREI QUE OBTIVE O CRÉDITO SOLICITADO?
Após a troca a seguinte mensagem aparecerá em sua tela:

“Aguarde alguns minutos e verifique sua conta no Mercado Pago. Caso Ocorra algum erro, não se preocupe, seus pontos não serão debitados de sua conta!”

Em seguida, você receberá uma notificação do Mercado Pago que o saldo entrou em sua conta.

QUAL O PRAZO PARA QUE OCORRA A TROCA E EU TENHA O CRÉDITO EM MINHA CONTA MERCADO PAGO?
Ocorrendo com sucesso a solicitação de conversão das Tricoins (pontos Triciclo) em crédito Mercado Pago, os valores serão creditados na conta informada em poucos instantes.

RESGATEI OS PONTOS E O CRÉDITO NÃO CONSTOU EM MINHA CONTA MERCADO PAGO, O QUE FAÇO?
Primeiro, certifique-se que realizou corretamente todos os procedimentos acima indicados e confira seu histórico de transações/extrato para verificar se houve o débito de pontos triciclo. Caso a conta Mercado Pago informada não exista na base de dados do Mercado Pago, os Tricoins (pontos Triciclo) não serão debitados de sua conta.

TENHO CERTEZA QUE REALIZEI CORRETAMENTE TODOS OS PROCEDIMENTOS ACIMA INDICADOS, MAS O CRÉDITO NÃO FOI EFETUADO EM MEU CELULAR, O QUE FAZER?

Entre em contato com nossa Central de Relacionamento Triciclo pelos canais de atendimento abaixo:

  • Whatsapp: (11) 3429-5050
  • E-mail: contato.triciclo@ambipar.com
  • Telefone: 0800 880 9999
TROCA DE TRICOINS POR IFOOD CARD

Como efetuo a troca de tricoins por iFood Card?

a) Pela Retorna Machine e pela Recicla Pharma, acesse sua conta Triciclo no campo “Minha Conta”, selecione “Trocar Tricoins” e opte pelo benefício “iFood Card”. Confirme o resgate das tricoins e, após a confirmação, será gerado um iFood Card (o qual conterá um código para posterior resgate de saldo diretamente no aplicativo iFood).

b) Pelo site, na área Login, acesse sua conta. Na tela inicial, em “Trocar Tricoins”, selecione a opção “iFood Card”. Selecione a quantidade de Tricoins que serão trocadas e prossiga em “Trocar”. Após a troca, um código será informado para seja realizado o posterior resgate do saldo no aplicativo iFood. Consulte o tópico de resgate abaixo para mais informações.

c) Pelo aplicativo mobile “Ambipar Triciclo”, disponível para Android e iOS. Realize seu login e na tela inicial, na seção “Usar minhas Tricoins” → Trocar selecione a opção “iFood Card”. Selecione a quantidade de Tricoins que serão trocadas e prossiga em “Trocar”. Após a troca, um código será informado para que seja realizado o posterior resgate do saldo no aplicativo iFood. Consulte o tópico de resgate abaixo para mais informações.

 

Quais as regras de conversão de tricoins por iFood Card?

Cada 2.500 tricoins equivalem a 1 iFood Card no valor de R$ 5,00 (cinco reais).

 

Como saberei que a conversão ocorreu com sucesso?

O sistema lhe avisará com a seguinte mensagem: “Operação realizada com sucesso! Seu iFood Card foi gerado e está na seção “Vouchers”. Depois, acesse a seção “Vouchers” e verifique seu iFood Card e o código que nele consta, para posterior resgate de saldo diretamente no aplicativo iFood.

 

Como resgatar seu iFood Card no app iFood?

Você precisará ter uma conta no iFood. Caso ainda não a possua, realize seu cadastro no iFood, através do app iFood, disponível nas lojas de aplicativos:
 1) Entre no app do iFood e acesse a área de Perfil. Depois, selecione a opção iFood Card.
 2)
 Vá em Resgatar iFood Card insira o código do iFood Card e toque em continuar.
 3)
 Confirme o resgate e pronto! O saldo estará disponível para ser utilizado em pedidos por até 90 dias.

 

Como funciona o iFood Card?

O iFood Card é o cartão-presente do iFood. Ele pode ser utilizado exclusivamente em lojas dentro do iFood. Para utilizá-lo, primeiro é preciso realizar o resgate do código no aplicativo do iFood após a troca de suas tricoins, e após resgate o saldo ficará disponível para uso em sua carteira iFood. Para utilizar o saldo disponível basta ativar o saldo da Carteira como forma de pagamento na sacola, antes de finalizar um pedido no iFood. Se o valor do seu pedido for maior que o saldo disponível, é possível completar o pagamento com um cartão de crédito ou iFood Benefícios. O saldo pode ser usado em mais de um pedido até o fim do seu valor, só não será possível usá-lo em assinaturas e cupons.

 

Onde consultar o saldo do iFood Card?

Após resgate, você pode consultar seu saldo dentro dentro de sua carteira, no aplicativo do iFood, na barra de navegação em “Perfil”, “Pagamentos” e posteriormente “Saldos”. Sua carteira se abrirá e lá será possível consultar tanto o saldo quanto a validade do seu iFood Card.

 

Solicitei a conversão dos tricoins em iFood Card. No entanto, o voucher não apareceu em minha conta. O que faço?

Verifique em seu extrato se realmente houve o resgate de tricoins no benefício iFood Card.
Caso não haja a transação, favor refaça a solicitação.
Caso conste o débito das tricoins e não haja voucher na seção “Vouchers”, entre em contato conosco através dos seguintes canais, nos encaminhando seu nome, e-mail e nome de usuário.

  • Whatsapp: (11) 3429-5050
  • E-mail: contato.triciclo@ambipar.com
  • Telefone: 0800 880 9999 

Estou com dificuldades em realizar a troca, o que fazer?

Entre em contato com nossa Central de Relacionamento Triciclo pelos canais de atendimento abaixo: 

  • Whatsapp: (11) 3429-5050
  • E-mail: contato.triciclo@ambipar.com
  • Telefone: 0800 880 9999 

Nos encaminhando seu nome, e-mail, nome de usuário e problema identificado.

EU POSSO DOAR MINHAS TRICOINS?

Você pode doar tricoins para Instituições por nós apoiadas pela:

a) Pela Retorna Machine ou pela Recicla Pharma, estando logado na sua conta, e selecionando a opção “Doar Pontos”.

b) Pela Retorna Machine ou pela Recicla Pharma, sem efetuar login em uma conta triciclo, selecione “Recicle -> Doar Pontos”.

c) Pelo nosso site (www.triciclo.eco.br), acessando sua conta na área “Login” e, posteriormente, “Doar Pontos”.

d) Pelo nosso aplicativo mobile “Triciclo”, disponível nas lojas Itunes App Store e Google Play, na opção “Doar Pontos”.

Consulte as Instituições apoiadas em nosso site (www.triciclo.eco.br) na área “Programa Triciclo -> Benefícios”,

O QUE A TRICICLO FAZ COM TODO O MATERIAL COLETADO?

Todo o material reciclável coletado é enviado ao galpão da Triciclo, que realiza as fases de triagem, classificação e enfardamento (se o caso), para posterior envio às cooperativas e empresas recicladoras, gerando fonte de renda, matéria prima e trabalho.
Resíduos perigosos e medicamentos vencidos seguem legislações e normas técnicas atinentes ao processo de logística reversa.

Para mais informações, acesse o campo “Programa Triciclo” -> “Logística Reversa” no site www.triciclo.eco.br.

A MÁQUINA ESTAVA OPERANDO EM MODO OFFLINE, O QUE SIGNIFICA?

A máquina entra em modo offline quando passa por intermitências de internet/queda no sinal.  No modo offline é possível reciclar normalmente, que quando a conexão é reestabelecida, as Tricoins são atribuídas à sua conta.

A MÁQUINA ESTAVA EM ESTADO OFFLINE, APARECEU UMA MENSAGEM DIZENDO QUE MEUS PONTOS SERIAM CONTABILIZADOS DEPOIS, MAS NÃO FORAM, O QUE FAZER

Entre em contato com nossa Central de Relacionamento Triciclo pelos canais de atendimento abaixo:

• Whatsapp: (11) 3429-5050
• E-mail: contato.triciclo@ambipar.com
• Telefone: 0800 880 9999

Nos encaminhando seu nome, e-mail, nome de usuário, o endereço da máquina e o problema identificado, com fotos e vídeos se possível.

Lembrando que não é permitido tirar a máquina da tomada.

POSSO TIRAR A MÁQUINA DA TOMADA SE ENCONTRAR INSTABILIDADES?

Não é permitido tirar a máquina da tomada em hipótese alguma. Caso encontre instabilidades, entre em contato com nossa Central de Relacionamento Triciclo pelos canais de atendimento abaixo:

• Whatsapp: (11) 3429-5050
• E-mail: contato.triciclo@ambipar.com
• Telefone: 0800 880 9999

Nos encaminhando seu nome, e-mail, nome de usuário, o endereço da máquina e o problema identificado, com fotos e vídeos se possível.

IDENTIFIQUEI INSTABILIDADES COM A MÁQUINA, COMO PROCEDER?

Entre em contato com nossa Central de Relacionamento Triciclo pelos canais de atendimento abaixo:

• Whatsapp: (11) 3429-5050
• E-mail: contato.triciclo@ambipar.com
• Telefone: 0800 880 9999

Nos encaminhando seu nome, e-mail, nome de usuário, o endereço da máquina e o problema identificado, com fotos e vídeos se possível.

Lembrando que não é permitido tirar a máquina da tomada.

VI UMA MÁQUINA DESLIGADA (TELA PRETA) O QUE FAZER?

Entre em contato com nossa Central de Relacionamento Triciclo pelos canais de atendimento abaixo:

• Whatsapp: (11) 3429-5050
• E-mail: contato.triciclo@ambipar.com
• Telefone: 0800 880 9999

Nos encaminhando seu nome, e-mail, nome de usuário, o endereço da máquina e o problema identificado, com fotos e vídeos se possível.

Lembrando que não é permitido tirar a máquina da tomada.

VI UMA MÁQUINA DESLIGADA DA TOMADA O QUE FAZER?

Entre em contato com nossa Central de Relacionamento Triciclo pelos canais de atendimento abaixo:

• Whatsapp: (11) 3429-5050
• E-mail: contato.triciclo@ambipar.com
• Telefone: 0800 880 9999

Nos encaminhando seu nome, e-mail, nome de usuário, o endereço da máquina e o problema identificado, com fotos e vídeos se possível.

Lembrando que não é permitido tirar a máquina da tomada.

VI UMA MÁQUINA COM ERRO NA TELA, O QUE FAZER?

Entre em contato com nossa Central de Relacionamento Triciclo pelos canais de atendimento abaixo:

• Whatsapp: (11) 3429-5050
• E-mail: contato.triciclo@ambipar.com
• Telefone: 0800 880 9999

Nos encaminhando seu nome, e-mail, nome de usuário, o endereço da máquina e o problema identificado, com fotos e vídeos se possível.

Lembrando que não é permitido tirar a máquina da tomada.

A MÁQUINA NÃO ACEITOU A EMBALAGEM PÓS-CONSUMO, COMO PROSSEGUIR?

Primeiramente, verifique se o código de barras da embalagem está legível. A máquina precisa reconhecer a embalagem pelo código de barras para atribuir a pontuação correta em sua conta. Um fator que pode impedir a leitura do material é a embalagem não estar cadastrada em bases oficiais. Sendo assim, o usuário pode reinserir a embalagem na máquina, que dessa vez aceitará o material e será pontuado e cadastrar a embalagem para ganhar Tricoins.

Lembrando que não é permitido tirar a máquina da tomada.

A MÁQUINA APRESENTOU MENSAGEM DE MÁQUINA CHEIA COMO PROSSEGUIR?

Nossas máquinas são inteligentes e nos avisam quando cheias, quando a máquina está cheia uma mensagem é emitida na tela e a equipe de coleta é acionada para esvaziar a máquina. Caso a mensagem apareça, já estamos cientes e providenciando a coleta. Caso deseje ser avisado assim que a máquina for normalizada, entre em contato com nossa Central de Relacionamento Triciclo pelos canais de atendimento abaixo:

• Whatsapp: (11) 3429-5050
• E-mail: contato.triciclo@ambipar.com
• Telefone: 0800 880 9999

Nos encaminhando seu nome, e-mail, nome de usuário, o endereço da máquina e o problema identificado.

Lembrando que não é permitido tirar a máquina da tomada.

A MÁQUINA APRESENTOU MENSAGEM DE MÁQUINA CHEIA, MAS VI NO APLICATIVO QUE NÃO ESTÁ CHEIA, COMO PROSSEGUIR?

Entre em contato com nossa Central de Relacionamento Triciclo pelos canais de atendimento abaixo:

• Whatsapp: (11) 3429-5050
• E-mail: contato.triciclo@ambipar.com
• Telefone: 0800 880 9999

Nos encaminhando seu nome, e-mail, nome de usuário, o endereço da máquina e o problema identificado, com fotos e vídeos se possível.

Lembrando que não é permitido tirar a máquina da tomada.

FUI RECICLAR E HAVIA MATERIAL NA ESTEIRA, COMO PROSSEGUIR?

Entre em contato com nossa Central de Relacionamento Triciclo pelos canais de atendimento abaixo:

• Whatsapp: (11) 3429-5050
• E-mail: contato.triciclo@ambipar.com
• Telefone: 0800 880 9999

Nos encaminhando seu nome, e-mail, nome de usuário, o endereço da máquina e o problema identificado, com fotos e vídeos do material na esteira se possível.

ESTOU TENTANDO ME LOGAR NA MÁQUINA DAS TRÊS MANEIRAS, MAS O LOGIN DÁ ERRO, O QUE FAZER?

Primeiro, certifique-se de que o procedimento para login está sendo efetuado corretamente. Caso esteja sendo efetuado corretamente, entre em contato com nossa Central de Relacionamento Triciclo pelos canais de atendimento abaixo:

• Whatsapp: (11) 3429-5050
• E-mail: contato.triciclo@ambipar.com
• Telefone: 0800 880 9999

Nos encaminhando seu nome, e-mail, nome de usuário, o endereço da máquina e o problema identificado, com fotos e vídeos se possível.

Lembrando que não é permitido tirar a máquina da tomada.

RECICLEI, MAS MEUS PONTOS NÃO FORAM CONTABILIZADOS, COMO PROCEDER?

Primeiramente, certifique-se de que o procedimento para depósito foi realizado corretamente, com a embalagem sendo inserida com o código de barras virado para cima e sem rasuras. Caso conste que o procedimento foi feito corretamente, entre em contato com nossa Central de Relacionamento Triciclo pelos canais de atendimento abaixo:

• Whatsapp: (11) 3429-5050
• E-mail: contato.triciclo@ambipar.com
• Telefone: 0800 880 9999

Nos encaminhando seu nome, e-mail, nome de usuário, o endereço da máquina e o problema identificado, com fotos e vídeos se possível.

Lembrando que não é permitido tirar a máquina da tomada.

QUANDO VOCÊS TERÃO UMA MÁQUINA NA MINHA CIDADE OU REGIÃO?

A equipe de expansão da Triciclo trabalha constantemente para levar nossas máquinas para cada vez mais localidades, sendo assim, caso ainda não tenha uma Retorna Machine, Recicla Pharma ou Deixaki em sua região, entre em contato conosco através dos nossos canais de atendimento e nos envie sua sugestão de localidade:

  • Whatsapp: (11) 3429-5050

  • E-mail: contato.triciclo@ambipar.com

  • Telefone: 0800 880 9999

É POSSÍVEL TIRAR A MÁQUINA E COLOCAR EM UM LUGAR MAIS ACESSÍVEL?

Nos encaminhe sua sugestão através dos nossos canais de atendimento:

  • Whatsapp: (11) 3429-5050

  • E-mail: contato.triciclo@ambipar.com

  • Telefone: 0800 880 9999

SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

a) Primeiro, verifique se seguiu todas as instruções previstas neste FAQ.
b) Segundo, certifique-se de cumprir todas as disposições contidas no Regulamento do Programa Triciclo.
c) Terceiro, consulte o Manual de Uso da Retorna Machine na área “Como Funciona”, constante neste site.

Se alguma dúvida ou problema persistir, entre em contato com a Central de Relacionamento Triciclo pelo email contato@triciclo.eco.br ou SAC 0800 880 9999.

A tela da Retorna Machine está apagada. O que faço?
Entre em contato com a Central de Relacionamento Triciclo pelo email contato@triciclo.eco.br ou telefone 0800 880 9999.

 

A tela da Retorna Machine informa “falha de comunicação com o servidor”. O que faço?
Nessa situação, a Retorna Machine, momentaneamente, está buscando conexão com o servidor, devido a quebra de fiabilidade de link de internet, cujos serviços são prestado por terceiros e por operadoras de telefonia. Em média, tais situações são sanadas em até 2 (duas) horas.

Cliquei no botão “Reciclar Embalagem” e a porta para coleta dos resíduos não se abriu. O que faço?
Entre em contato com a Central de Relacionamento Triciclo pelo email contato@triciclo.eco.br ou telefone 0800 880 9999.

A Retorna Machine não recolheu a embalagem que inseri. O que posso fazer?
a) Verifique as instruções constantes na tela e no adesivo frontal da Retorna Machine e confirme se o seu procedimento de inserção do resíduo está correto.
b) Verifique se o código de barras da embalagem está voltado para cima e legível.
c) Verifique se a embalagem que quer depositar é uma embalagem válida. Na dúvida, consulte os resíduos válidos na arte frontal da Retorna Machine, pelo site (www.retornamachine.com.br) na área “O que depositar”. Você também pode realizar uma pesquisa por locais de instalação da Retorna Machine e o que cada equipamento coleta, e quanto tricoins gera, através do mapa constante na área “Onde Reciclar” deste site por meio de pesquisa na área “Guia EAN” do site www.triciclo.eco.br.
d) Caso ainda assim tenha dificuldades, entre em contato com a Central de Relacionamento Triciclo pelo email contato@triciclo.eco.br ou telefone 0800 880 9999.


Inseri uma embalagem, que consta como válida no site, porém a Retorna Machine informou “Resíduo não válido”. O que posso fazer?
Entre em contato com a Central de Relacionamento Triciclo pelo email contato@triciclo.eco.br ou telefone 0800 880 9999.

Inseri uma embalagem, cujo código de barras está legível, porém a Retorna Machine informou não ter identificado o código de barras. O que posso fazer?
Neste caso, certifique-se que realmente o código de barras está legível e voltado para cima. A Retorna Machine possui um excelente leitor de EAN, e se houver problemas na leitura, será devido a posicionamento ou nitidez do EAN. De todo modo, se o problema persistir, entre em contato com a Central de Relacionamento Triciclo pelo email falecom@triciclo.eco.br ou telefone 0800 880 9999.

A Retorna Machine está com o compartimento cheio e não consegue recolher a embalagem que depositei. O que faço?
Nossa equipe acompanha em tempo real o quanto cheio está o compartimento de cada equipamento e já estará se deslocando ao local para realizar a coleta.

Inseri uma embalagem válida, a Retorna Machine a aceitou, porém não ganhei pontos. O que posso fazer?
a) Observe seu limite diário para depósito das embalagens e cômputo dos pontos. Esse limite é informado na tela para depósito dos resíduos. Se você já atingiu o limite diário, não serão mais computados pontos em sua conta em tal dia.
b) Assegure-se ter informado corretamente seu e-mail ou nome de usuário para crédito dos pontos em sua conta.
c) Terceiro, se você ainda não atingiu o limite diário e informou corretamente os dados de sua conta, por favor, respeitando-se um período de 24 (vinte e quatro) horas contados do depósito do resíduo, consulte seu extrato de sua conta. Para mais informações de como consultar seu extrato, vide questionamento “Como acessar meu saldo, extrato e consultar pontos expirados?”
d) Caso os pontos não tenham sido contabilizados em sua conta após o prazo de 24 (vinte e quatro) horas contados do depósito do resíduo e identificação de sua conta, entre em contato com a Central de Relacionamento Triciclo pelo email contato@triciclo.eco.br ou telefone 0800 880 9999.